domingo, 14 de dezembro de 2008

Margarida, minha Irmã
(Republicação)



Maria Margarida Fernandes de Carvalho Nascimento

(7 de Fevereiro 1947 - 14 de Dezembro 1972)

- Retrato a Óleo (póstumo)




Jogando à bola com o Pai - 1956


Irmã,faz hoje 36 anos que partiste.

Infelizmente partiste muito cedo, tão cedo que ainda quase não nos conhecíamos… eu entrava em pleno na adolescência e tu eras 10 anos mais velha, e embora vivesses aqui no prédio com a tua Avó, pouco convivíamos a não ser ao fim de semana ao almoço, ou quando eu passava lá por baixo pelo quarto independente da D.ª Emília, mas poucas vezes estavas. A Faculdade de Direito tomava-te quase todo o tempo e a nossa diferença de idades era bastante significativa no nosso escalão etário.

Além disso, tinhas as tuas amigas, a Juss, já desde o Liceu, a cuja quinta ias andar a cavalo e que se formou em Direito no mesmo ano que tu – 1969 - e a brasileira Lúcia, que tinha vindo para Portugal e tinha dois anos menos que tu, conheceram-se no voleibol… a Lúcia, tão acarinhada por ti e pela Avó Maria, quando veio estudar Medicina para Portugal. A Lúcia, que nem sempre tinha muito dinheiro e almoçava muitas vezes contigo e a Avó. A Lúcia, que te convidou para ires ao Brasil, à casa dela no Rio Grande do Sul, no Natal de 1972. A Lúcia… que colocou o que restou de ti depois do acidente no jazigo da família dela, na cidade de Bento Gonçalves. A Lúcia… seria preferível não teres conhecido a Lúcia de Souza???

Foi longa aquela noite de 14 de Dezembro de 1972.

O telefone tocou pelas 10 da noite. Tu tinhas partido com a Jusse e a Lúcia para o Brasil no dia 7 ou 8… já tínhamos recebido dois ou três postais teus… e depois dessa noite ainda recebemos mais um ou dois… o Correio era lento do Brasil para cá… nunca aqui em casa se tinham recebido postais de uma morta, até então. Claro que os tenho todos guardados, e recentemente encontrei outros mais.
O nosso Pai atendeu. Pela cara e de onde vinha o telefonema… eu percebi logo que algo grave, muito grave se tinha passado.
“Um acidente. Um camião em sentido contrário... A sua filha ia a conduzir. Com as amigas Jusse e Lúcia e o pai iam todos no carro deste último… O camião perdeu a mão, ou pareceu vir contra o carro… A sua filha tentou desviar-se. O carro despistou-se: A sua filha foi projectada pelo vidro da frente. Foram todos levados ao hospital. A sua filha faleceu. As amigas e o pai da Lúcia, feridos, mas vivos… Quer trasladar a sua filha para Portugal?”
Eu e a minha Mãe estávamos já em prantos. O nosso Pai, lívido, mas nem uma lágrima. “Para que quero eu aqui uma filha morta? Fica aí convosco que fica bem… Antes quero dar esses 400 contos à minha filha viva – eu – do que a uma filha morta que já de mais nada precisa.”

Desligou o telefone. Eu estava num choro que só dois dias depois é que foi passando.



Maria dos Santos, a Avó Maria, perdeu o marido, a filha mais velha Felismina de 20 anos, a filha Albertina de 25 e o filho Jaime (pai de Jaime Fernandes, locutor de rádio), todos levados pela tuberculose. E finalmente sua neta Margarida de 25 anos, minha meia-irmã, num acidente de viação no Brasil.



E agora? Como dizer a uma Avó-Mãe, que já perdera o marido, o filho e as duas filhas, todos levados pela tuberculose… e que só via a neta desde que ficou órfã com um ano de idade… que a neta de 25 anos acaba de morrer no Brasil?



No Casamento dos meus Pais (de laçarote) - Agosto 1956



Lá fomos em féretro a casa da Dona Emília. Os rapazes estavam também, o Adrião, o e o Paulo. (Ah, a propósito, irmã. O Zé já se foi, fez um ano em Dezembro, com 50 anos… Foram muitos anos de droga… o irmão dele, o Adrião, andou ali a tirar os velhos móveis e candeeiros do 1º andar. Eu e o Pai vínhamos a entrar e lá lhe demos os sentimentos. O Adrião, mais novo que tu uns 6 anos, tem quatro filhos e já é avô, calcula… O Paulo teve uma doença grave, mas está controlado. A minha Mãe também já se foi em Abril de 2002. A Mãe deles, D.ª Emília, que também foi tua segunda mãe, foi logo a seguir, em Maio desse ano. Felizmente não viveu para assistir à morte do filho Zé.)

Nem me lembro já com que palavras, o meu Pai lá contou à tua Avó o sucedido. Pois ficou como calculas… ou viste daí… Uma vida inteira a criar-te. Era tua Mãe, além de Avó. Maria dos Santos, viúva do marido, “órfã” de 3 filhos, entre os quais a tua Mãe, Albertina, 1ª mulher do nosso Pai. Maria dos Santos, de Vila Nova do Ceira, Monteira, Góis. Maria dos Santos, analfabeta, ex-empregada no Instituto Pasteur, onde lavava frascos de vidro e onde foste criada dentro dos grandes caixotes de cartão que te serviam de parque, irmã. Maria dos Santos, a tua Avó, perdeu por fim a única neta nesse Natal de 1972. Ainda te sobreviveu seis anos e faleceu em 1978. Uma Avó Coragem… eu ia ali muito à casa da frente para onde vocês tinham mudado poucos meses antes de tu faleceres, tratar dos canários e fazer alguma companhia, claro. Fui a neta adoptiva, a única que restou.

Olha… ainda acabei o barco em miniatura que tu deixaste incompleto. Acho que era o “H.M.S. Beagle”, onde Darwin foi na expedição às Galápagos. Os teus livros de Russo agarrei neles e também estudei um bocado. Pelo menos sei o alfabeto e sei ler mas hoje em dia só me lembro aí de umas 20 palavras… nesse tempo sabia muitas mais. A ti é que o Russo te ia fazer falta para quando entrasses no Gabinete da Área de Sines… para mim o Russo foi apenas um desafio e o gosto pelas línguas. Mais um hobby nas férias passadas no Alentejo…

Também tenho comigo muitos versos e desenhos teus, já tinha alguns, mas, finalmente com a entrega do teu pequeno apartamento que se fará ainda este mês, encontrei todos os teus papéis que ali ficaram durante 36 anos, em que a pequena casa foi servindo de biblioteca e armazém, depois do falecimento da Avó.

Dos montes dos teus livros, li os do “Santo” e os do Zane Grey todos. Claro que os da tua infância, os Cinco, a Semana de Aventuras, a Condessa de Ségur e o Emílio, esses já os tinha lido todos, ainda eles estavam na gaveta de baixo da cómoda, no quarto independente, onde eu regularmente me ia abastecer.
De coisas mais antigas que o Pai vai contando às vezes, lá sei que, logo depois de a tua Mãe Albertina ter falecido de tuberculose com cerca de 25 anos, o Pai e a Avó contigo ao colo vinham todos os dias de Mem Martins para Lisboa no combóio de Sintra. Depois, no eléctrico, mesmo depois de fazeres 6 anos continuaste a não pagar bilhete durante mais uns anos, pois todos os revisores conheciam a pequenita Calila, órfã de Mãe, que vinha sempre ao colo da Avó há tantos anos no mesmo eléctrico.


Também encontrei versos de tua Mãe Albertina e tua Tia Felismina, que amorosamente guardavas sem ter conhecido nem uma nem outra. Ambas com grande veia poética, tua Mãe e Tia foram colaboradoras na "Revista Trastagana" de Évora, até falecerem. Eu só soube disso agora que encontrei meia-dúzia dessas revistas, de 1936. A veia poética passou para ti, de tua Mãe e de nosso Pai. Agora, apesar de tão idoso, recuperou a saúde que parecia estar a abandoná-lo o ano passado, felizmente.
Um destes dias começarei a publicar algumas obras tuas, entre desenhos, poemas, prosas por aqui. Não se sonhava, no ano em que faleceste, que a Tecnologia de hoje em dia permitisse uma coisa dessas.

Irmã, terei de escrever mais sobre ti, para que alguns Amigos meus fiquem a conhecer algo da pessoa que já eras e cuja vida e talento, cortados cerce na nefasta senda de tua Mãe e Tios, ainda tanto tinham para dar.

Recebe um beijo de nosso Pai e desta tua irmã

Leonor




Minha Mãe, minha Irmã e eu - 1958


UM SONETO DE MARGARIDA (dedicado a seus padrinhos)

Para a Madrinha e o Padrinho, o Fernando Manuel, a Dadi, o “tio” Hermínio.


Se sinto tanto afecto, só de olhá-los,
É pena desigual deixar de vê-los;
Se presumo, com obras, merecê-los,
Má paga deste engano é chateá-los.

Se me vêm saudades, ao lembrá-los,
É por ter aprendido a conhecê-los;
Se mais me quero a mim, por bem querê-los,
Mais me aflige a ideia de deixá-los.

Expressões menores são, que o pensamento,
Estas tão pobres rimas, com que tento
Com fraco engenho, dizer forte sentir.

Ainda os não deixei, e, que ironia!
Falta-me já a vossa companhia;
Sobeja-me a tristeza de partir.


Margarida
7/10/71

(Infelizmente, este Soneto de minha Irmã, aos 24 anos, veio a revelar-se premonitório.)


9 comentários:

ASPÁSIA disse...

AMIGOS/AS, REPUBLICO TAMBÉM OS COMENTÁRIOS RECEBIDOS AQUANDO DA 1º PUBLICAÇÃO, EM FEVEREIRO ÚLTIMO.

6 Orvalhada(s):
pin gente disse...
a mim o nome toca-me, como sabes!

vim ler-te neste dia triste e deixar-te um abraço sentido.
há pessoa inesquecíveis, é uma delas.

beijo
luísa

7/2/08 8:49 PM
amigona avó e a neta princesa disse...
Minha querida eu fico assim, sabes?Olha quase não consigo ler...depois volto, está bem?...

8/2/08 6:18 AM
Sophiamar disse...
MINHA QUERIDA AMIGA

ADORO-TE! ESTE POST EST� PERPASSADO DE SAUDADE, TERNURA, AMOR, AMIZADE... IMAGINO, OU N�O, O SOFRIMENTO DE TODOS V�S. VOLTAREI . TENHO DE RELER APESAR DE J� TER CONHECIMENTO DO QUE SE PASSOU. APETECIA-ME TER-TE POR PERTO, PODER DAR-TE UM ABRA�O, UM BEIJO, FALAR CONTIGO, COM O TEU PAI, O SENHOR RUI NASCIMENTO, QUE J� � UM AMIGO, ALGU�M POR QUEM TENHO PROFUNDA ADMIRA��O. D�-LHE UM BEIJO GRANDE POR MIM.
PARA TI, MINHA AMIGA GRANDE, DEIXO MIL BEIJINHOSSSS E A MINHA AMIZADE.

8/2/08 6:47 AM
Teresa David disse...
Reli, pois um ano faz apagar os pormenores. Só te poderei dizer: tratarei sempre com muito carinho os objectos com história que adquiri.
Claro que percebes não é?
Bjs
TD

9/2/08 12:22 AM
gasolina disse...
HÁ NESTAS LETRAS UM QUASE RESNACIMENTO. AINDA BEM, TU LEMBRÁ-LA É MENTÊ-LA VIVA DENTRO DE TI. JÁ CONHECÍA UM POUCO DESTA HISTÓRIA E APESAR DO DESFECHO, UM QUASE ADIVINHAR NOS VERSOS DE MARGARIDA, FICO BEM AO LER-TE A FALARES COM ELA. DESCOBRIR VELHOS ESCRITOS É REACENDER A CHAMA QUE A AQUECEU E NÃO ENCONTRO MELHOR HOMENAGEM.

OBRIGADO ASPÁSIA PELA TUA EXCEPÇÃO.
UM BEIJO JARDINEIRA QUE ADMIRO.

9/2/08 9:07 AM
ASPÁSIA disse...
AMIGAS

MUITO COMOVIDA FICO COM AS VOSSAS PALAVRAS DE CARINHO QUE ME SUAVIZAM ESTA IMENSA SAUDADE SEMPRE PRESENTE, E QUE MUITO RECENTEMENTE, DEVIDO A TER ENCONTRADO MUITA OBRA DE MINHA IRMÃ, E DE TER PASSADO UM A UM TODOS OS SEUS LIVROS, SE AVIVOU, DADO QUE HAVIA MUITO DELA QUE EU MESMA DESCONHECIA.
MUITA POESIA. MUITOS DESENHOS NOMEADAMENTE A TINTA DA CHINA E DE MOTIVOS ORIENTAIS. CARTAS, POSTAIS E FOTOS, INCLUINDO AS ÚLTIMAS FOTOS TIRADAS NO BRASIL COM AS AMIGAS NA VÉSPERA DO SEU FALECIMENTO.

DESCOBRI UMA ENTREVISTA QUE DEU AO "SEMANÁRIO" DA CIDADE DE BENTO GONÇALVES, ENTREVISTA ESSA PUBLICADA POST-MORTEM, PELO MESMO JORNAL QUE DE PERTO ACOMPANHOU TÃO TRÁGICO DESAPARECIMNETO.

A POUCO E POUCO IREI CATALOGANDO E ORDENANDO E DIGITALIZANDO.

A MINHA FAMÍLIA DEIXA UMA VASTA OBRA SÓ NO CAMPO DA POESIA.

TALVEZ UM DIA, EM EU TENDO A MINHA VIDA MAIS ORGANIZADA E UMA CASA CAPAZ PARA VOS RECEBER, ALGUMAS DE VÓS ATÉ POSSAM AJUDAR A DIGITALIZAR E A PASSAR PARA WORD ALGUM DE TODO ESTE ESPÓLIO.

UM BOM FIM DE SEMANA PARA TODAS

BEIJINHOS GRANDES

9/2/08 2:42 PM

pin gente disse...

e hoje digo-te que vim para te deixar um beijo grande e sentido, leonor.

SONY disse...

Aspásia,
Li com atenção todas as palavras que deixaste.
Não podias ter feito uma homenagem mais bonita a uma irmã. Pareceste-me com uma calma, em paz assim como a Margarida também a deve sentir. É bom ver que a relembras com tranquilidade. Nunca devemos relembrar quem não está entre nós dramaticamente, mas sim com esta ternura e calma, permanecem sempre vivos dentro de nós. Obrigado por revelares (pelo menos para mim) o passado de pessoas da tua familia, percebi agora de onde vem tanta arte desta jardineira :-)

penso que deves mesmo arranjar um cantinho onde possas publicar obras, feitos de pessoas que te foram queridas e que ainda o são.

Um beijo hoje especial para a Jardineira doa blogosfera e também para o pai Rui.
Jito,
Sony

Que a Margarida esteja em paz, com certeza que estará orgulhosa destas tuas palavras.

Quanto ao poema da Margarida, faz-me acreditar que não existem coincidências...

Elvira Carvalho disse...

Li uma e outra vez. Li e reli tentando encontrar palavras que exprimissem a emoção que senti.
As palavras estão repassadas de carinho e intensa admiração. Nota-se em cada linha, o amor pela sua irmã. E também a admiração pelo seu pai.
Não encontrando palavras para mitigar essa dor e saudade, deixo-lhe um apertado abraço.

Jorge P. Guedes disse...

NÃO SEI O QUE DIZER, LEONOR.

NÃO CONSIGO IMAGINAR TAIS DORES E SAUDADES.
QUE EXEMPLO DE AMOR DEU A QUANTOS A LERAM!

UM GRANDE, UM ENORME ABRAÇO PARA SI.
Jorge P.Guedes

Isamar disse...

Nô, Minha Querida Amiga

Já tinha lido este post e ficara comovida na altura. Muito!
Como sabes és uma das grandes amigas que aqui tenho. São poucas, muito poucas e muito menos são aquelas que me conhecem como tu. Fiquei de lágrimas nos olhos, com o coração apertado, com um nó na garganta.
Não tenho mais palavras neste momento. Só te posso dizer que gosto muito de ti, que gosto muito de vós, que me sinto muito próxima da tua família apesar de se chamar a isto amizade virtual. Acredita que gostaria muito de estar perto de ti, de te dar um abraço, um beijinho, outro ao teu pai e tia.
Vai contando "histórias" da tua irmã, da Calila, e guarda-me um dos seus livros que, um dia, trarei com muito gosto.
Desculpa a minha ausência, prolongada, mas todos os dias ou quase nos encontramos na roda de amigos em casa do Jorge Sineiro. Em boa hora, lá chegaste também porque é imprescindível a tua boa companhia.
Mil beijinhos

p.s. Logo que a disposição o permita, escrever-te-ei um longo email.

o escriba disse...

ASPÁSIA

TOCOU-ME MUITO ESTA CARTA À SUA IRMÃ! TIVE DE LER O POST EM DUAS PARTES! QUANTO AMOR, QUANTA SAUDADE!
o TEMPO FECHA AS FERIDAS MAS NÃO AS CURA.
MUITO OBRIGADA POR PARTILHAR ESTE MOMENTO TÃO ÍNTIMO, TÃO ENORMEMENTE DOLOROSO!

BJS
ESPERANÇA

ASPÁSIA disse...

QUERIDOS AMIGOS E AMIGAS

ESTOU AGRADECIDA E COMOVIDA COM AS VOSSAS VISITAS E PALAVRAS!
ALGUMAS DE VÓS, MESMO JÁ CONHECENDO ESTA TRÁGICA HISTÓRIA, RELERAM-NA.
FOI UMA PERDA IRREPARÁVEL. SÓ QUEM CONHCE A PERDA DE UMA FILHA E DE UM IRMÃO,E MAIS, DE UMA UNICA NETA CRIADA POR SUA AVÓ COMO FILHA, PODE COMPREENDER NA TOTALIDADE.

ESTA POBRE AVÓ (1ª SOGRA DE MEU PAI) QUE VIU DESAPARECER AOS POUCOS AS 5 PESSOAS MAIS CHEGADAS NA SUA VIDA, NÃO SERÁ CASO ÚNICO NO MUNDO, MAS DECERTO RARO.

AMIGOS E AMIGAS, MUITA SAÚDE E PAZ É O QUE MAIS VOS DESEJO NESTE NATAL! QUE BOM QUE FOI VER-VOS AQUI, AINDA QUE NÃO VOS VISITE ASSIDUAMENTE, A ALGUNS DE VÓS, APESAR DE MUITAS VEZES VOS LER NO "AMIGÃO SINEIRO" !

BEIJINHOS GRANDES DE GRATIDÃO E TERNURA A TODOS!

Nuno de Sousa disse...

Uma bela homenagem bem sentida, e complicada, afinal as saudades estão ai... parabéns por aqui colocares neste teu belo jardim as tuas memórias, um dia quem sabe eternizadas em livro.
Obrigado pela sua visita e pelas palavras aqui escritas.
Cumprimentos e um feliz natal.
Nuno