sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Coisas que Acontecem... mesmo no Natal

OLÁ AMIGOS.

ESTOU ALGO EM BAIXO, MAS CALMA.
A NOITE PASSADA, PELAS 5 DA MANHÃ, O MEU PAI APARECEU NO MEU QUARTO A DIZER QUE SE SENTIA MUITO ESQUISITO, E "QUE PARECIA QUE IA MORRER". EU ASSUSTEI-ME BASTANTE, CLARO, MAS MANTIVE O SANGUE FRIO.
LÁ BEBEU UM LEITE QUENTE E DEI-LHE MEIA ASPIRINA. O CORAÇÃO ESTAVA REGULAR. MEDI-LHE A TENSÃO. POR 4 VEZES EM 2 APARELHOS DE PULSO DIFERENTES. ESTAVA MUITO ALTA , SEMPRE PELOS 210 - 95. MEDIDA EM MIM ESTAVA NORMAL, PORTANTO NÃO ERA DOS APARELHOS. ALIÁS ESTES APARELHOS DE PULSO, PARA QUEM NÃO SAIBA, TÊM TENDÊNCIA A DAR VALORES SUPERIORES AOS REAIS.

LIGUEI PARA O 112 E COMO ENTÃO JÁ ELE DIZIA QUE NÃO SENTIA NADA DE ESPECIAL, NEM TONTURAS NEM DORES, PELO TELEFONE A MÉDICA ESPEROU QUE EU LHA MEDISSE OUTRAS 2 VEZES. CONTINUAVA ALTA. MAS COMO NÃO SENTIA NADA DE ESPECIAL, ELA DISSE QUE EU LOGO DE MANHÃ FOSSE AO MÉDICO DELE.

ORA COMO EM CASOS DESTE NÃO HÁ QUE HAVER DELONGAS, ARRANCO É LOGO COM ELE PARA O HOSPITAL DO SAMS NOS OLIVAIS. ERAM QUASE 6 DA MANHÃ E ESTAVAM 6º.

CHEGANDO LÁ MEDE-SE DE NOVO A TENSÃO, MAS COMO O MEU PAI É MUITO MAGRO O APARELHO NÃO REGISTA POR 2 VEZES. MUDA-SE PARA O OUTRO BRAÇO. CONTINUAVA ALTA., 200- 95 . EU DIGO À MÉDICA QUE É MEDO QUE ELE TEM "DE O CORAÇÃO PARAR DE NOITE". DE DIA NUNCA ACONTECEU NADA.
ENTÃO DERAM-LHE MEIO COPITO DE ÁGUA COM QUALQUER COISA E VAMOS PARA A SALA DE ESPERA. DEIXA-SE LOGO DORMIR SENTADO.
EU QUE TINHA DORMIDO HORA E MEIA POIS TINHA-ME DEITADO àS 3 E MEIA, TENTO DORMIR, MAS NÃO CONSIGO.

LÁ VOU FALANDO COM A SENHORA DA RECEPÇÃO MUITO SIMPÁTICA, QUE NÃO DORMIA HÁ 24 HORAS E ESTAVA MAIS FRESCA QUE EU... DIZIA ELA "É O HÁBITO. E HOJE NÃO POSSO DORMIR TÃO DEPRESSA, QUE O MEU FILHO FAZ ANOS." TAMBÉM VOU VENDO OS CARTÕES DE NATAL PENDURADOS NUM PINHEIRINHO. UM DIZ "GLAEDRIGG JUL". PENSO QUE É SUECO.

E TAMBÉM VOU RELEMBRANDO A SALA CONTÍGUA DA ONCOLOGIA ONDE ESTIVE COM A MINHA MÃE EM 1997, QUANDO FOI OPERADA NO SAMS A FRACTURA EXPONTÂNEA DO FÉMUR POR METÁSTESE ÓSSEA, EMBORA DEPOIS FOSSE SEMPRE TRATADA EM SANTA MARIA.

PASSADA UMA HORA LÁ SE VAI OUTRA VEZ MEDIR A TENSÃO. O MEU PAI QUE NUNCA TOMOU UM CALMANTE NA VIDA FORA OS QUE LHE DERAM NAS DUAS OPERAÇÕES QUE FEZ, ESTAVA COM POUCA FORÇA NAS PERNAS. PERGUNTO O QUE LHE DERAM. -DIAZEPAM (VALIUM) - QUANTO? - 10 mg.

ACHO UM BOCADO FORTE PARA 92 ANOS MAS ENFIM... E ENTRETANTO A TENSÃO BAIXOU PARA 160-80.
VOLTAMOS PARA CASA DORMIR O RESTO.
ELE DORME DAS 8 AO MEIO DIA MAS EU, PREOCUPADA , SÓ DURMO MAIS 2 HORAS.
MAL ME LEVANTO VOU VIGIÁ-LO E QUASE ME ASSUSTO POIS ESTÁ PÁLIDO E A RESPIRAÇÃO QUASE NÃO SE OUVE. MAS ESTÁ A DORMIR PROFUNDAMNETE.

ENTRETANTO FALO PARA A CARDIOTESTE A PERGUNTAR SE O CARDIOLOGISTA DELE, ESPECIALIDADE A QUE SÓ VAI HÁ 2 ANOS, E QUE DIZ QUE O PAI TEM UM BELO CORAÇÃO PARA A IDADE E TOMARAM MUITOS MAIS NOVOS... NEM SEQUER PRECISA DE TOMAR NADA.... A PERGUNTAR SE PODEMOS LÁ IR.
FELIZMENTE O DR. DAVA CONSULTA HOJE.
ENTÃO PELAS 4 DA TARDE LÁ VAMOS. POR ACASO TINHAMOS LÁ IDO A SEMANA PASSADA À CONSULTA ANUAL DA ROTINA E TINHAM CONVERSADO MUITO SOBRE XADREZ, PORQUE O DR. GOSTA DE JOGAR NA INTERNET E CONHECE UM COLEGA DA TERTÚLIA DO XADREZ DO MEU PAI. O MEU PAI TAMBÉM LHE OFERECEU O SEU LIVRO "PROBLEMAS DE XADREZ II".

COMO A TENSÃO ESTÁ BEM E O PAI SE SENTE NORMAL, O DR. APENAS LHE PASSA UM VALIUM 2,5 À NOITE A VER SE DORME MELHOR E UM ADALAT SÓ EM SOS.

QUANDO CHEGAMOS A CASA PELAS 18H, LANCHAMOS E ELE FICA A VER TV E EU DEITO-ME E DURMO ATÉ AGORA ÀS 9 E MEIA DA NOITE. ELE ARRANJA-SE SOZINHO COM O JANTAR, QUE É SÓ AQUECER, COMO É HÁBITO QUANDO EU NÃO ESTOU. NEM ME CHAMOU, COITADO, PARA NÃO ME ACORDAR.

AGORA ANTES DE ELE SE DEITAR A TENSÃO ESTAVA BOA. É A PRIMEIRA VEZ QUE FICA COM A CAMPAINHA À CABECEIRA, SE FÔR PRECISO CHAMAR-ME.

O MEU PAI NÃO TEM DOENÇA NENHUMA. SÃO "APENAS" OS 92 ANOS E A PREOCUPAÇÃO DE EU FICAR PRATICAMENTE SOZINHA A NÍVEL FAMILIAR, SE ELE SE FÔR. A FAMÍLIA MAIS PRÓXIMA ESTÁ EM ÉVORA. MAS TEMOS ALGUNS AMIGOS AQUI EM LISBOA E SETÚBAL, FORA ALGUNS QUE FIZ AQUI MESMO NA NET AO LONGO DO TEMPO EM QUE AQUI TENHO "JARDINADO". OLÁ MTC, MJ, CARLOTA, PAH, JÚLIO E OUTROS.

CAROS AMIGOS, NÃO FIQUEM PREOCUPADOS COMIGO. VAI CORRER TUDO BEM TANTO MAIS QUE HOJE FOI O SOLSTÍCIO E AGORA OS DIAS VÃO COMEÇAR A CRESCER. É O RENASCER DA LUZ CONTRA AS TREVAS QUE SE IAM ADENSANDO.

BEIJOS E UM BOM NATAL PARA TODOS.

LEONOR

7 comentários:

PAH, nã sei! disse...

Ainda bem que tudo está mais calmo... também por aqui o meu pai nos tem dado uns valentes sustos(a mim, ao mano, à mami e à minha cunhada... e a mais centenas de amigos:) Ufa, que este homem tem mais amigos... e nem é rico :)))

Fica bem "lindona"

Beijoca para o teu Papi!!

PAH, nã sei! disse...

AH!! Esta também é boa para frase do dia: "Todas as grandes verdades começaram por ser blasfémias." G. B. Shaw

Adequado a tanta coisa....

Aspásia disse...

PAH

ESPERO QUE NEM AÍ NEM AQUI VOLTE A HAVER SUSTOS PELO MENOS TÃO DEPRESSA...
UM NATAL E NOVO ANO CHEIOS DE SAÚDE PARA TODOS VOCÊS. AINDA TENS TODA ESSA FAMÍLIA, VÊS? FORA AS 4 BICHANAS... NEM TUDO É MAU... EU TENHO APENAS AQUI EM CASA EM LX O MEU PAI.

POR ACASO CONHECIA TB. ESSA FRASE... O SHAW ERA UM VERDADEIRO... SHOW!!!

GRANDES BEIJINHOS NO SAPATINHO...

:))

Anónimo disse...

Leonor

Espero que o teu Pai esteja melhor .Se precisares de alguma coisa conta comigo,apesar de me conheceres há pouco tempo tens uma amiga .Sei avaliar os teus sustos já passei por isso primeiro com a minha querida Mãe depois com o meu Pai .
Um beijinho grande com amizade

Carlota

Aspásia disse...

FELIZMENTE MEU PAI VOLTOU COMPLETAMENTE AO NORMAL E ATÉ DORMIU MELHOR.
CLARO QUE A GENTE SE ASSUSTA SEMPRE COM COISAS DESTAS.

GRATA PELO VOSSO CUIDADO.

CARLOTA

PODES ENVIAR-ME TEU TM E MORADA POR MAIL?
QUERIA FAZER UMA SURPRESITA A VER SE AINDA IA A TEMPO...

MJ E PAH,

CASO PASSEM POR AQUI, PEÇO O MESMO QUE À CARLOTA.

BEIJINHOS PARA TODAS.

PS - NO FLAUTA DE PÂ ESTÁ UMA PRENDA MUSICAL - A LINDA LHASA DE SELA.

:))

casadaponte disse...

Espero que continue tudo a correr bem com o seu Pai. Que susto! Um xi-coração com amizade e o desejo de um Bom Natal para os dois.
Beijinhos
M.Dores

lobices disse...

...um beijinho de Feliz Natal