Fui aos Momentos de Evasão da Vero, ela tinha-se lembrado do poema... e eu lembrei-me de ouvir a canção.
Quem se lembra deste magnífico Bolero?
Para embalar o Fim de Semana...
HISTORIA DE UN AMOR
Fui aos Momentos de Evasão da Vero, ela tinha-se lembrado do poema... e eu lembrei-me de ouvir a canção.
Quem se lembra deste magnífico Bolero?
Para embalar o Fim de Semana...
Dedicado à Tau Tau Tufa
(poema acróstico)

Aula de Lavores Femininos
(admitem-se meninos que saibam fazer crochet)
Escola Primária do Vale Escuro (pública nº163) - 4ª Classe, 1966
Prof.ª Maria da Conceição Bettencourt e Prof.ª Dulce (?)
A D.ª Maria da Conceição, isso sim! Foi uma grande Professora e eu adorava-a... era da mesma idade da minha Mãe. Não sei se ainda será viva. A Prof.ª Dulce era estagiária e pouco me lembro dela. Nesta Escola, dedicava-me muito, no recreio, a saltar em corrida desabalada, por cima dos 4 ou 5 bancos de pedra, aí de meio metro de altura, que havia ao longo do pátio que era bem grande.
Também me lembro que rezávamos uma Avé Maria todos os dias, antes de começar a aula. Na parede, claro, estavam as tradicionais fotos de Thomaz e Salazar com um crucifixo ao meio. De resto, estive sempre no Quadro de Honra, como depois sempre ao longo dos 7 anos do Liceu Filipa e Lencastre... sempre fui uma mulher honrada ;))... além disso gostava muito da aula de Lavores, onde fiz um saco de guardanapo azul, em crochet, e fiz ajour numa fronha para bebé... tenho de procurar esses items e pôr aqui as fotos...
Verso da Foto B
Note-se uma inscrição feita um ano depois da foto e que já indicava as minhas tendências contemplativas ...
"5/12/67 «Contemplei a fotografia»" ...
TPC - Por meio da numeração de 1 a 5, identificar a Aluna Aspasita nas fotos A e B.
Passagem da 2ª para a 3ª Classe - 1965


A Poesia Sul-Americana Pós-Neruda continua Viva



************************************
Poema 18 de "20 Poemas de Amor y una Canción Desesperada", lido por Neruda

INSTITUTO CERVANTES DE LISBOA
(R. de Santa Marta )
Conferência. José Carlos Vasconcelos y Jorge Edwards.
"Reencuentro con Pablo Neruda" - 09/05/2007 - 18:30H
El galardonado escritor, cronista y diplomático chileno, Jorge Edwards, cuya amplia trayectoria literaria le permitió obtener el Premio Cervantes en 1999, nos ofrecerá en esta conferencia la narración de su vívida y próxima relación de veinte años de amistad personal con el Neruda íntimo, yendo más allá de la emblemática figura de este gigante de la literatura universal.... (do programa de Actividades do IC)


MAIS TARDE ARRANJEI VÁRIOS OUTROS BISCATES, A SABER: DANÇARINA DE CABARET, TRACTORISTA, PIZZAGIRL E POSADORA PARA FOTOS DE CATÁLOGOS DE TURISMO RURAL ;))).....
Santa Susana, Redondo - 1976
Meus caros Amigos, estamos no Dia do Trabalhador, assim aproveito para relembrar os tempos em que trabalhei como Almocreve (na senda de meu Bisavô paterno Francisco António).





Mãe, já lá vão cinco anos...


Aqui estavas a olhar a Amália, e também mais atrás o realizador José Fonseca e Costa cujo filho tinha sido teu aluno no Valsassina.
Como há tempos que não deves ouvir a Amália, isto julgo eu, que não sei se até não conversaram já lá onde estão... de qualquer modo trouxe uma canção dela para ouvirmos todas. Vais gostar de relembrar.
O Pai está um bocadinho trôpego, como deves calcular, mas lá vai sempre "lutando contra a maré" como ele diz... e à rua vai sempre de bengala. Felizmente a cabeça ainda trabalha melhor que muitas muito mais novas... ainda outro dia ao jantar disse as estações de combóio todas da Linha do Norte e os afluentes do Tejo, eu sei lá, e hoje "estabeleceu" que o número PI se chama assim, porque sendo interminável como irracional que é, começa no Paraíso e acaba no Inferno!...
O teu marido sempre foi destas ruminações... bem sabes o que foi cá em casa de engenhocas quando lhe deu para tentar conseguir o "moto perpétuo", com uns ímanes e umas bolas de metal que corriam numas calhas...
Ele e a Tia mandam beijinhos saudosos e eu também te deixo um grande beijinho, Mãe, e a canção da Amália.
LUGARES DA MINHA VIDA - I