Mostrar mensagens com a etiqueta ESCOLA PRIMÁRIA. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ESCOLA PRIMÁRIA. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Aula de Lavores Femininos
(admitem-se meninos que saibam fazer crochet)

Ora muito bom dia meninas e meninos!

Vamos hoje expôr e analisar os trabalhos da Aspasita na aula de Lavores na Escola Primária..

Saco de Guardanapo em Crochet (fechado) Saco de Guardanapo em Crochet - frente


Saco de Guardanapo em Crochet (aberto)

O mesmo - frente e costas

Fronha para Bebé Fronha para Bebé

Bem... as duas peças parece que foram feitas na 3ª e 4ª classes... eu gostava muito das aulas de Lavores, porque podíamos dar à língua à vontade... mais que à agulha!
O saco foi feito em "abertos e fechados" em linha Mercer Corrente azul e depois decorado com linha branca em estrelinhas.
Foi terminado no Exame da 4ª Classe e Admissão ao Liceu... parece que 1967 foi o último ano em que houve esse exame e, portanto, eu, das últimas pessoas a fazê-lo... e incluía lavores e tudo! P´ra que saibam estas meninas de agora que nunca pregaram um botão...
A fronha foi cortada e cosida à máquina de lado pela Prof.ª e eu fiz as bainhas e o ajour.
TPC de LAVORES UNISSEXO
1 - No crochet, designa-se por fechado um grupo de 3 ou 4
a) torcidinhos
b) fiozinhos
c) pauzinhos
d) linhas
2 - No ajour deve usar-se uma agulha
a) grossa
b) magnética
c) fina
d) de titânio

As respostas certas serão contempladas com uma caixa de 12 novelos de linha Mercer Corrente nº 6 dourada e um jogo de 24 agulhas de crochet cromadas.


quarta-feira, 16 de maio de 2007

Na Primária...

Continuando na Escola Primária... fui procurar fotos alusivas. Apenas descobri estas duas, uma em cada uma das Escolas que frequentei nesses tempos dourados...


Foto A
Externato D. Filipa de Lencastre
(particular) - 1ª Classe, 1964

Nesta, a Prof.ª costumava mandar-me ler versos empoleirada num banco de madeira comprido... mas nos recreios era um desastre, fazia imensas diabruras e costumava andar à briga com os rapazes pois era matulona, de modo que ia constantemente de castigo para a sala dos rapazes, onde os ditos se fartavam de rir de mim... um dia, numa escaramuça, um deles ameaçou-me com um lápis afiado de me furar um olho e eu sem meias medidas, peguei logo no meu lápis, lembro-me de o afiar muito à pressa... e PIMBA!, fiz-lhe um furo na bochecha! Só por sorte não calhou vazar um olho ao desgraçado... depois desse feito parece que a Prof.ª, já velhota, coitada, chamou a minha Mãe e tive de mudar de Escola, mas eu só me defendi !!! De qualquer modo eu já andava farta da velhota que era muito ríspida para o meu gosto... mas foi a minha primeira Professora, infelizmente não consigo lembrar o nome dela.

Foto B

Escola Primária do Vale Escuro (pública nº163) - 4ª Classe, 1966

Prof.ª Maria da Conceição Bettencourt e Prof.ª Dulce (?)

A D.ª Maria da Conceição, isso sim! Foi uma grande Professora e eu adorava-a... era da mesma idade da minha Mãe. Não sei se ainda será viva. A Prof.ª Dulce era estagiária e pouco me lembro dela. Nesta Escola, dedicava-me muito, no recreio, a saltar em corrida desabalada, por cima dos 4 ou 5 bancos de pedra, aí de meio metro de altura, que havia ao longo do pátio que era bem grande.

Também me lembro que rezávamos uma Avé Maria todos os dias, antes de começar a aula. Na parede, claro, estavam as tradicionais fotos de Thomaz e Salazar com um crucifixo ao meio. De resto, estive sempre no Quadro de Honra, como depois sempre ao longo dos 7 anos do Liceu Filipa e Lencastre... sempre fui uma mulher honrada ;))... além disso gostava muito da aula de Lavores, onde fiz um saco de guardanapo azul, em crochet, e fiz ajour numa fronha para bebé... tenho de procurar esses items e pôr aqui as fotos...

Verso da Foto B

Note-se uma inscrição feita um ano depois da foto e que já indicava as minhas tendências contemplativas ...

"5/12/67 «Contemplei a fotografia»" ...

TPC - Por meio da numeração de 1 a 5, identificar a Aluna Aspasita nas fotos A e B.