segunda-feira, 19 de maio de 2008

É preciso economizar em tudo, até nas Orquestras!





Exemplo de uma orquestra (e)c(on)ómica.
Note-se que até a foto é a preto e branco...





Um engenheiro de processos ou técnico de produtividade assistiu uma vez a um concerto sinfónico no Royal Festival Hall de Londres. Analisando atentamente o funcionamento, elaborou o seguinte relatório sobre os factos que observou, anotando as correspondentes recomendações para o aumento da eficiência:

1. Durante períodos consideravelmente longos, os quatro operadores de oboé nada tiveram que fazer. O número de operadores deve pois ser reduzido e o respectivo trabalho distribuído de forma mais uniforme ao longo do concerto, eliminando assim “pontas” de actividade.

2. Os doze violinos (por acaso não eram os Doze Violoncelos de Berlim…) tocavam notas idênticas. Isto parece constituir uma desnecessária multiplicação de esforços. O pessoal desta secção deve ser drasticamente reduzido. Se, no entanto, for necessária uma quantidade de som equivalente, poderá ser obtida por meio de aparelhagem electrónica.

3. Verificou-se que se faz grande esforço na produção de fusas, o que parece ser uma complicação desnecessária. Recomenda-se, portanto, que todas as notas sejam arredondadas para a mais próxima semicolcheia. Se se fizer isto, poderá, além disso, utilizar-se maior quantidade de aprendizes e operadores de mais baixa graduação profissional e, portanto, de menor salário.

4. Parece haver demasiada repetição de algumas passagens musicais. As partituras deverão, pois, ser drasticamente revistas e expurgadas. Não parece haver utilidade em fazer repetir pelos metais um trecho já executado pelas cordas. Calcula-se que, se todos os trechos redundantes forem eliminados, o tempo total do concerto poderá ser reduzido de duas horas para cerca de vinte minutos. Além disso, não haverá necessidade de um intervalo a meio do concerto.

5. Considera-se, aliás, que um exame mais profundo do problema poderá trazer ainda outros benefícios.
Parece, por exemplo, haver ainda largo campo para aplicação de uma “atitude crítica” a muitos dos métodos de funcionamento uma vez que são, na maior parte dos casos, tradicionais e não foram modificados há vários séculos.

(Texto de autor desconhecido)





Música dos OOM PAPAS, uma "orquestra económica" bem divertida!





OUÇA ESTE POST LIDO EM VOZ ALTA (Primeiro páre a música dos OOM PAPAS)

7 comentários:

Jorge P.G disse...

BOM, ELE FEZ O SEU TRABALHINHO, NÃO É?
COM TAIS RELATÓRIOS, SE FOSSE PORTUGUÊS ESTARIA DE CERTEZA À FRENTE DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO DAS FINANÇAS!
MARAVILHA! ALIÁS; INDO AINDA MAIS PROFUNF»DAMENTE NOS SEUS ESTUDOS; ACHO MESMO QUE REDUZIRIA TODA A ORQUESTRA A UMA MÁQUINA SINTETIZADORA, NÃO?!

GOSTEI FOI DAQUELES 3 DA FOTO, PARECEM O COCÓ, O RANHETA E O FACADA!
UM ABRAÇO, ESTIMADA ASPÁSIA.

vero disse...

Meu querida amiga estou de volta e com mais um excerto do meu livro :) vai visitar-me ;)

Beijos mil ***

Jorge P.G disse...

PASSEI E DEIXO UMA ORQUESTRA DE ABRAÇOS!

Jorge P.G.

Sophiamar disse...

ESTA TUA AMIGA NÃO PERCEBE MUITO DESTAS COISAS, MAS ENTENDEU A MENSAGEM.
ONDE FOSTE TU DESCOBRIR AS TRÊS PEÇAS DA IMAGEM?
BOM GOSTO TEM A MENINA. TRÊS PEDAÇÕES DE HOMEM.BEM TRAJADOS!
FARTO-ME DE RIR COM ALGUNS DOS TEUS COMENTÁRIOS NO JORGE MAS EU SEI QUE POR ONDE TU PASSAS REINA A BOA DISPOSIÇÃO. E A CULTURA!
BEIJINHOSSSSSSSS GRANDESSSSSSS

NARNIA disse...

Adorei as toucas :))

Aspasia só tu
Beijinho

ASPÁSIA disse...

AMIGOS/AS

REALMENTE O TERCETO DE CORDAS E TÃO BEM ENCAMISADO E ENCARAPUÇADO!!! ;))))..... É DE MORRER A RIR MAS NÃO ME LEMBRO COMO OS ENCONTREI, POIS ESTE POST FOI FEITO NOS IDOS DE 2006 NO BLOG FLAUTA DE PÃ.

ELES SÃO FUNDADORES DE UM GRUPO QUALQUER MAS NÃO CONSIGO REENCONTRAR A ORIGEM...

NÃO PERTENCEM AOS OOM PAPAS MAIS ABAIXO, ESSES TÊM O LINK.

APROVEITO PARA INFORMAR QUE PERDI A CAIXA DE EMAIL DA NETCABO... ALÉM DE ESTAR CHEIA, O PC ONDE TINHA A MAIORIA DOS CONTACTOS PIFOU...E ESTE ONDE ESTOU AGORA TEVE DE SOFRER UMA RECOVERY TOTAL, PERDI TB O OUTLOOK, ASSIM PASSEM A USAR O

LEONAS57@GMAIL.COM



BOM DOMINGO P TODOS

BEIJINHOS E ABRAÇOS BEM ORQUESTRADOS :)

Jorge P.G disse...

HOJE, DEXO-LHE O MEU DOMINICAL ABRAÇO COM MUITA ESTIMA E CONSIDERAÇÃO.

BOM DOMINGO!