quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

POSTAL DE ASPÁSIA DE MILETO


A minha homónima da Grécia Antiga mandou-me um postal. Aqui está ela no jardim tentando salvar as suas queridas flores da neve que inopinadamente caiu hoje em Mileto.

***

"Yassou, File Mou" (Olá, Cara Amiga) Aspásia do Séc. XXI!

(Parte histórica)

Resolvi escrever-te, pois como tu também me chamo Aspásia, mas vivi de 470 – 410 a.C..
Nasci em Mileto, na Ásia Menor e fui educada por meu Pai, Axioco de Mileto. Fui para Atenas para completar a minha educação. Uma vez que era estrangeira, não ficava restringida às actividades domésticas impostas às esposas dos Atenienses.
Tornei-me professora de Retórica e nos “Diálogos“ de Platão está registado que eu ensinei Sócrates. O meu salão é frequentado por líderes intelectuais da Polis e na nossa tertúlia discutimos Política e temas científicos.
Embora eu própria não seja matemática, o meu uso da Lógica e do Raciocínio Dedutivo ajudaram a criar um ambiente onde os matemáticos se desenvolvem e prosperam.
Sou amante de Péricles, o líder político e militar aqui em Atenas, pois infelizmente não podemos casar por eu ser estrangeira perante a Lei desta Cidade-Estado. Diz-se por aí que sou eu a escrever muitos dos discursos pelos quais ele é tão famoso, mas isso são as más-línguas...

(Parte ficcional)

O nosso filho tem agora quatro anos e já mostra grande curiosidade por tudo o que o rodeia. Em breve chamarei Tirésias para seu perceptor.

Vê bem o que aconteceu hoje! Fui visitar meu Pai a Mileto e de manhã começou a nevar, o que já não sucedia há 52 anos (alusão à neve que caiu em Lisboa em Janeiro de 2006), segundo diz meu Pai. Tinha acabado de acordar e corri ao meu querido jardim, sem sequer me cobrir com um manto, para salvar algumas begónias e narcisos da neve impiedosa... Espero é não me constipar, pois Asclépio foi visitar Hipácia de Alexandria, que o chamou há três semanas devido a umas enxaquecas que muito a atormentam. Também com o trabalhão que aquela Biblioteca lhe dá, coitada, farta-se de limpar e catalogar as tábuas, mas nunca dá aquilo arrumado!

Tu dizes que agora há bibliotecas desse tamanho que cabem todas num pauzinho chamado stick, mas um dia tens de me explicar isso com mais vagar. Bem, da minha parte também mandei à Hipácia um chá de unha de morcego macerada em óleo de fígado de tritão, com que em tempos me dei bem, na altura do mestrado que fiz com o Platão e passava noites inteiras a ler as tabuinhas de Retórica, Lógica e Geometria.



PYRGOUSIKOS (dança grega)

Sabes do que mais sinto saudades do que deixei em Mileto? Da Escola da minha Mestra Tagrélia onde tínhamos aulas de Dança Grega com o Professor Apoliniopopoulos, que era cá um gato!!! Ah, até me parece ainda ouvir a música e até ficava tonta... com tanta reviravolta! Ficava que não me tinha de pé... nesses dias deitava-me muito cedo e o velho servo Batrakionopoulos apagava as lamparinas de azeite e armava-me o mosquiteiro... ah, que belos tempos!

E por hoje não te maço mais, tanto mais que o meu amado Péricles chegou agora de uma reunião na Ágora!

"Kalinixta e Filakia!" (Boa noite e Beijos!) para ti e teus amigos dessa estranha coisa a que chamas Blogó-Esfera! Eu só conheço a Harmonia das Esferas! Nessa tal Esfera também há Harmonia?

Tua, com amizade,
Aspásia de Mileto
***
E vocês que acham? Que vou eu responder a Aspásia de Mileto?

8 comentários:

amigona avó e a neta princesa disse...

Apesar de serem 4 da matina e até ter algum tempo acho que vou voltar para reler este "mimo" que tens aqui!!! Vale a pena fazê-lo mais vezes!

(quanto à foto, não, não é nora mas sim a filha na foto, mãe da Catarina! Dizem as más línguas e as fotos da época que é a minha encarnação quando tinha aquela idade! Eh! Eh! São os meus 2 filhos mais novos.Falta o mais velho. Já fiz post com fotos deles.)

Bjs

pin gente disse...

FARTEI-ME DE APRENDER COISAS MAS O QUE MAIS ME MARCOU FOI SABER QUE OS TRITÕES TÊM FÍGADO.
HAVERÁ POR AÍ PASTA DE FÍGADO DE TRITÃO PARA EU PROVAR?
BEM AMIGA TAMBÉM ME VOU COM A TUA HOMÓNIMA, NÃO TE MAÇO MAIS QUE O MEU AMADO X CHEGOU AGORA DE UM TREINO LÁ PARA OS SEUS LADOS! VOU PARA OS SEUS (DELE) BRAÇOS....

BEIJOCAS
LUÍSA

Anónimo disse...

MATRONA PIN

UM DIA SABEREIDES QUE EU MESMA FUI DIPLOMADA, ALÉM DA RETÓRICA E MATEMÁTICA, EM ARTES AMATÓRIAS!

FICADE-VOS NA ANTECÂMARA COM ESSE METECO (ESTRANGEIRO) X DE QUE PAROLAIDES, QUE EU ME VOU ESCONDER DE SOB O MOSQUITEIROULOS!!!

FILAKIA (BEIJOCAS) PRO VOBIS!!!

Anónimo disse...

MATRONA AMIGONA

VÓS SOIDES DE GRANS NOUTADAS, CARA MATRONA!
AQUI EM MILETO, SABEREIDES QUE TODOS NÓS NOS HEMOS DE DEITAR COM OS GALINÁCEOS, POR MOR DE NÃO GASTAR O AZEITE DAS ALÂMPADOPOULAS!!!

FILAKIA! (BEIJOCAS!)

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Uma visita antes da partida.

Voltarei em Janeiro.

Boas Festas.


Beijos

Gasolina disse...

UMA CARTA DE APRENDER... TOU PASMA.
ADOREI.

CLARO QUE VAIS RESPONDER!
EU QUERO LER!!!

BEIJOS!

NARNIA disse...

Desconhecia esta Aspásia que tal como tu parece ter um lado criativo muito próprio e uma vida social intensa...
Vou voltar para reler!

Gasolina disse...

PRIMEIRO QUE TUDO, OBRIGADO.

E DEPOIS, PORQUE GOSTO DE TI.

BEIJINHOS JARDINEIRA DA MINHA ÁRVORE