sexta-feira, 11 de agosto de 2006

O Porto Sentido... a Sul


O Porto ao entardecer
(Foto
daqui)



Pelo "Porto Sentido" já eu ficara apaixonada desde a primeira audição. Para mim continua mesmo a ser a mais bela canção do Rui Veloso. Não só pelos versos e melodia incomparáveis, mas também porque, dedicada a uma cidade, parece também dirigida a alguns de nós em certas fases da vida.
Há um bom, mas mesmo bom par de anos, princípios de Março, fui passar uns breves dias de férias a um Algarve completamente primaveril. No caos do saco das cassettes de então, lá ia também uma do Rui Veloso. Os diazitos decorreram breves, algumas correrias para conhecer melhor o Barlavento, desde Quarteira ao Cabo de S.Vicente, ali, onde a terra acaba e o mar começa, gozando da hospitalidade de uma amiga de Lagos. O último dia, esse, aproveitado para descansar um pouco na paz e sossego de Pedras da Rainha, quase no extremo oposto. E na manhã seguinte, mesmo antes do regresso a Lisboa, carro já atafulhado, não resisto, um passeiozinho à beira da Formosa, o pinhal de Cabanas cá em cima, a ria lá em baixo, belezas estas já bem conhecidas de outras estadias, mas sempre saudosas, de tão distantes. E nessa altura do ano, imperturbadas pelas multidões estivais... Então, ideia brilhante, ouvir ali na luz, tão a Sul, o “Porto Sentido”… faria sentido??? Um dia já recuado, "o Corridinho foi dançando até Lisboa...", porque não levar eu agora o Porto ao Sotavento Algarvio? Digressão por sinal bem mais longa...
E na luminosidade feérica de um meio-dia algarvio, reflexos intensos na água azul e desabrochar de verdes atrás de mim, começo a ouvir a voz e a música do Rui e as palavras do Carlos Tê. Luzes sombrias, tons cinzentos, neblinas e lampiões, pedras sujas e gastas da sua bela Cidade, não pareceram entrar em conflito com a luz forte, o azul intenso, o claro areal algarvios. Belezas tão distantes – afinal se calhar só no mapa – mesmo ali não colidiam, complementavam-se, olhos e ouvidos estavam em harmonia,.. E, quando a canção chegou ao fim, jeito fechado de quem mói um sentimento e altivez de milhafre ferido na asa, percebi também não serem exclusivos de uma cidade ou lugar. Senti-os plenamente humanos e, por isso mesmo, universais.


A Praia de Cabanas
(Foto Aspásia)

* * *
Nota: Esta "história" passou-se em Abril de 1994. Foi lida no programa "História Devida" de dia 7 da Antena 1.




Neste mesmo dia, há 50 anos, meus Pais partiam para o Porto em lua-de-mel. Infelizmente, minha Mãe já não está connosco para hoje comemorarem as Bodas de Ouro. Fica mais esta recordação...

23 comentários:

andorinha disse...

Olá!

Lindíssimos, o texto e as imagens!
Mais palavras para quê?
É uma "artista" portuguesa e está tudo dito.:)

Anónimo disse...

Nesse tempo ainda não te tinha confessado... Belo texto e está bem enquadrado nesse fundo... Passo férias no século, numas termas, a preparar o coirato para o cilicio que o há-de flagelar... Não resisto a um beijo que me há-de custar mais umas vergastas mas...sempre que me encontro em cuidaddos profanos...!!!!!!

thorazine disse...

Bom texto. Tiver oportunidade de o ouvir o texto na Antena 1 e mais prazer tenho ainda de conhecer (ou pelo menos trocar impressões com) a autora. ;)))

Beijinho para ti Aspásia e outro para a Lena! ;))))))))))

APC disse...

Belíssimo! Gostei de ler e reler.
Que dizer, se sou uma amante confessa do Porto*, tenho o Rui Veloso por intérprete português de eleição (há tanto tempo, por tanta coisa...) e vinha aqui em busca de um boa leitura? Está dito :-)

* Quando vi a 1ª foto lembrei-me de um "ataque de saudades" que tive em http://camuflagens.blogspot.com/2006/05/bom-porto.html - aliás, Maio foi um mês em que o Porto apareceria por 3 vezes, naquele maybe-blog, com o "Majestic" por pai de todos).

ASPÁSIA disse...

Andorinhetta

Por quem sois!!! Gracias, gracias (vénia)...
;)

Frei

Não vos tomeis dos cuidados mundanos, frei, observai os vossos votos... das trevas, já a perdição espreita sofregamente vosso martirizado coirato... olhai a vossa beatificação em perigo!!!...;)))

ASPÁSIA disse...

Yonara

Ainda bem que por cá passaste e gostaste.

Conheces o nosso Rui Veloso? É o Chico Buarque português!

Bjinhos:))

Thora

Um texto já antiguinho, foi escrito quando tu tinhas uns 8 aninhos... ambas agradecemos, a Lena é que não é Lena, é parecido...

Bjinhos:))

APC

Infelizmente conheço mal o Porto, devido ao meu problema dos olhos e a circunstâncias de saúde familiar, há 10 anos que não saio de Lisboa a não ser para Setúbal... veremos se melhoro o suficiente para enfrentar viagens maiores, espero que sim...

Bjinhos:))

thorazine disse...

A Lena não é Lena?
Estarei a fazer confusão? Mas a senhora que me enviou um email para eu ouvir na Antena 1 assinou com "Lena Alves"! :))

Aspásia,
Ontem dei uma volta pelo teu blog sobre "olho seco". Imagino que maior que incomodo da condição física será o incomodo das limitações, ou não. Mas também, há que ver pelo lado positivo, seleccionas muito mais o que podes ver em vez de sercomo eu, de haver dias que que absorvo TODO o lixo da TV e raramente ouço rádio. Torço para que melhores para que (também) um dia possas conhecer melhor o Porto. :)))

Sabias que comer sementes de cannabis reduz o olho seco devido a conter omega 3? Fumar, apesar de reduzir a pressão intra-ocular, aumenta o olho seco (que é a origem dos típicos olhos vermelhos nos consumidores). Agora, sempre podes investir numas saladas de cânhamo que são bem nutritivas (e obviamente sem efeitos psicotrópicos!!).

Mas agora surgiu-me uma dúvida: será que consumidores de cannabis que passam muito tempo ao computador têm mais porbabilidade de ter "Olho Seco"?

thorazine disse...

*probabilidade

ASPÁSIA disse...

Essa Lena Alves não sou eu! Será porque reenviei esse mail a várias pessoas? DE qq modo não tem importância.

Pois eu também já tomei cápsulas de óleo de semente de linho (flax seed) e de óleo de peixe. Todos esses óleos favorecem as mucosas e pele em geral.
De qq modo agradeço a sugestão, talvez plante cannabis num vasinho e quando vier a bófia digo que é para o olho seco... essa desculpa nunca eles devem ter ouvido, excepto quando um polícia me passou uma multa e eu disse que tinha de pôr o carro à sombra por causa do olho seco não suportar o carro muito quente... mas apesar de ser verdade, não retirou a multa...:(((

thorazine disse...

Mil desculpas Sra. Leonor. Como estava no seguimento de uma série de emails confundi com um mail da Lena. Sou distraído, é verdade. Se não postasses aqui iria sempre associar a outro "alguém", aliás, até lhe enviei os parabéns (e ela não deve ter percebido patavina).. LOLOL

Mas essa desculpa da cannabis é boa. Mesmo para quem anda com os olhos vermelhos é só dizer que têm "olho seco"..hehehe :)))))))))))))
Mas as sementes para consumo escusa de ser de cannabis sativa ou indica, pode ser cânhamo (cannabis ruderalis) que facilmente arranjas numa loja de sementes. É 100% legal. E mesmo se plantares vais ter uma planta igualzinha à Cannabis Sativa mas a única diferença (e importante) é que têm um teor mínimo de THC (é o chamado cânhamo industrial!).

Muita gente em portugal, infelizmente, têm de ser criminosa para usar o THC como medicina. Obviamente que muita gente é pelo prazer...mas há quem não seja..e quem tenha de ir para a rua lidar com a máfia para ter uma vida mais ou menos confortavel.

As melhoras, e desculpa a confusão.. :))))))))))))

Anónimo disse...

Olá Aspásia,estou de regresso a estas lides e ao fazer-te uma visitinha eis que encontro uma canção que também me diz muito,uma bela crónica lida na antena 1 (a minha rádio de cabeceira)e a possibilidade de enviar os Parabéns e um beijinho à Leonor.

APC disse...

ASP, faz-te levar, faz-te guiar...
E vê a meias... Com os teus olhos e os dele... ;-)
(Hoje é domingo, tou assim!:-!)

Aqui vim eu, para um passeio pela flora aspasiana, quando noto que, nos últimos posts, o tamanho da letra está "bué" reduzido (inclusive naquela parte em que diz "comentários"). Será do meu modo de visualização, ou é partida do teu blogger ('que às vezes acontecem coisas esquisitas)?

Aproveito para dizer que, embora "Porto Covo" tenha sofrido as consequências do excesso de "rodagem" pelos media (o que tenderá a fazer com que arrumemos as canções na prateleira da alma destinada ao popularucho) é, também ela, uma letra que considero absolutamente divinal, para além de muitíssimo bem casada com a harmonia musical. Bom "casamento" é esse entre RV e CT, sem dúvida alguma!

Contudo, tantas são as pérolas ("Camponesa", "Cavaleiro andante", "Jura"...), e quantas delas fechadas na clausura do desconhecimento da maioria: "Logo que passe a monção", "A gente não lê"...

Enfim, gosto desse lingrinhas-bigodaças de há 25 anos atrás... Hoje!:-)

E agora uma vénia!
:-)

ASPÁSIA disse...

Ni

Também em comum a A1 e A2... principalmente programas de autor.

Bom iNIcio de trabalho se for caso disso...

Bjinhos:)))

ASPÁSIA disse...

E obrigada pelos parabéns...

ASPÁSIA disse...

APC

Olá Amiga Para Conversar!...
Só agora vi um comment teu no "Olho Seco", onde vou pouco... pois precisamente a queratite (Queratos - placa dura) costuma resultar da secura. Já experimentaste o Hylo-Comod, é caro mas bom (isento de conservante).
Também podias tomar óleo de peixe ou de sementes de linho em cápsulas da Solgar (há no Celeiro). Parece que enquanto tomei o de peixe andei melhor. Hoje estou com muitas dores nas pálpebras, resultado de uma noitada no B.Leza (Lx), onde estava muito calor, com a Pamina, Andorinha, Yulunga e Viktor. Nem devia estar ao PC, mas...
Adorei o Porto Sentido desde sempre malgré ser de Lisboa...
Tenho mesmo de me ir deitar,
Bjinhos :)))

ASPÁSIA disse...

Arteminorca

Cara amiga volta as vezes que quiseres! Ainda bem que gostaste. Assim que puder irei visitar-te, hoje estou algo aflita dos olhos como já disse à APC.

BeijoMaiorca :))

APC disse...

Xi... Há quanto tempo foi esse comentário, senhora!!!...
Muito obrigada pelas dicas, que vou já "copy-pastar" e experimentarei. Como bem saberás, ainda há muita confusão ao redor desta maleita e, apesar de saber que sofres mais com ela do que eu, até agora, sei bem o que é ficar totalmente impotente para fazer seja o que for, e não quero mais ter crises como já por 3 vezes me aconteceu e nem dá para explicar.
A par disso, não sou eu quando uso óculos, e parece que a vista acabou por rejeitar as lentes de vez... Um sarilho. Tenho que ir "à faca", é o que é! Mas findo por aqui no tema, que já pareço as velhotas.
Deixo-te beijinhos de melhoras, e outros que são "generalistas" (lol), porque "tens pinta", ASP! [ Amiga Sempre Pronta... a ensinar-nos qualquer coisa de interessante].
;-)

PS - Trata de ver bem os sonhos!!!
PPS - Quando estiveres capaz de ver cores, lá te espero.
PPPS - Em jeito de provocação, estou agora a imaginar-te a ocorrência da questão da letra maiúscula depois das reticências... [Hum... Será, ou nem te detiveste porque já vais mais à frente que isso?;-)))]

APC disse...

(Em "sempre pronta... a ensinar-nos), lol.

PS - O que tem isto a ver com o Porto Sentido, é que eu não sei:-!

ASPÁSIA disse...

APC Dear

Pois Xiiiiiiiiiiiiii.... foi mesmo o que eu disse quando vi aquele teu coment. mas olha, antes tarde que nunca!
Hoje estou melhor, depois de uma recupração de 2 dias depois da ida ao B.Leza, da qual estive agora a acabar a reportagem.
Tens é que vir a um próximo encontro, que tu também és uma Autêntica Pinta de Co-Bloguista...

Entonces hasta la vista...:))))

APC disse...

É já ao som da música que ilustra o teu novo post que te leio e respondo: tu não me tentes, mulher, keu cá sou africana.
Até "já";-)

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! acyclovir buy acyclovir online at myprivaterx.com 1950 ford coupe 1950 ford sale Dustin huff fishing 28buy xenical Fishing and camping Private mortgage refinance Acyclovir and surgery http://www.price-30-protonix-40mg.info/acyclovir-during-pregnancy.html Fiat klima sex polski http://www.free-soccer-clips.info/Ativan_great.html

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... http://www.leather-sofas-5.info/Water-bed-sheets-queen.html Student dental insurance us equine herbal supplements ephedra dietary supplements sales Aol blocked by cybersitter Cholesterol lowering medicines Nina hartley oral sex supplement for insulin resistance Call center quality controller the merrion centre Zoloft info Career oppurtunities in computer law world organics liquid supplements http://www.moen-faucet-parts.info

Anónimo disse...

best regards, nice info Nursing nanny adult stories rubber mackintosh bondage Johnny todd pink cadillac Ritalin medicine lesbian teen for cash Difference between percocets and oxycontin http://www.skin-rejuvenation-care.info/customer-reviews-lamictal.html Hard drive disassembly